The Drops of God: O mangá que mexeu com o mundo do vinho e que vai mexer com você também! Parte 1

The Drops of God, Les Gouttes de Dieu e Kami no Shizuku. Três nomes, uma obra de arte! Sim, The Drops of God pode ser tranquilamente considerado uma obra de arte sem sombra de dúvida.

Você deve estar se perguntando; “Do que você está falando?”. Eu explico. The Drops of God é um mangá (uma história em quadrinhos japonesa) sobre vinhos, sem super-heróis, sem poderes mágicos, nem turma da mônica (pré-conceito é foda, mas, é o que a maioria pensa quando se fala em quadrinhos)! O assunto principal é vinho e a trama gira toda em torno dele.Drops of God - Vol 01

Os autores

O mangá foi escrito por Tadashi Agi, que (pasmem) na verdade é o pseudônimo usado pelos irmãos Shin e Yuko Kibayashi, dois escritores super experientes e apaixonados por vinho: “Uma fragrância floral deslumbrante se espalhou por toda a sala, e quando eu tomei um gole, era como se todo o meu corpo tivesse sido atingido por um raio” disse Yuko em uma entrevista a um portal de notícias japonês. Foi exatamente esse vinho que mudou a vida dos irmãos levando eles a ficarem tremendamente apaixonados por vinho e criarem The Drops of God. O vinho era um Echezeaux 1985(Domaine de la Romanee-Conti).

Shin e Yuko Kibayashi

Shin e Yuko Kibayashi

Com o passar do tempo a coleção de vinhos dos irmãos estava cada vez maior, e as expressões usadas para descrever as características dos vinhos cada vez mais estranhas para eles; “Por que comparar o gosto do vinho a um cinzeiro, a brita fina ou cera de vela? Apesar de tudo, separar aromas e sabores não te dá um noção da imagem do vinho por inteiro. Pegue uma pintura; não faz sentido falar dela em termos das cores de cada tinta que foi usada, faz?”, comentam os irmãos. Por conta desse olhar, eles buscaram criar sua própria forma de descrever e enxergar o vinho, pouco tempo depois Kami no Shizuku (título em japonês) começaria a ser produzido para transmitir a forma que eles enxergavam o vinho. Eles contam também que só aparecem no mangá vinhos que eles já provaram.

Drops of God - Vol 01 - 12Drops of God - Vol 01 - 13

 

A Estrutura

The Drops of God é um mangá muito bem estruturado, possuindo tramas envolventes, um clímax muito interessante em todo episódio, uma ilustração belíssima feitas por Shu Okimoto e vinhos que chamam imediatamente a atenção de qualquer um! A forma como o conteúdo é passado no mangá é excelente, pois, graças ao poder de imersão da trama, o leitor é capaz de absorver uma boa gama de conhecimento não só de vinho mas de arte, música e outras áreas. O mangá é composto por 4 volumes super cuja a leitura é muito fácil e divertida. Nós iremos falar de toda a obra aqui, mas nesse post ficaremos apenas no primeiro volume.

Drops of God - Vol 01 - 07

A História

A história gira em torno do jovem Shizuku Kanzaki, filho de um dos maiores críticos de vinho do mundo Yutaka Kanzaki (uma espécie de Robert Parker oriental). Shizuku recebe a notícia repentina de que seu pai havia falecido. Chegando em casa ele fica sabendo da última vontade de seu pai, ele teria de encontrar e identificar corretamente (de acordo com o determinado por seu pai) 13 vinhos, 12 que seriam chamados de “Os doze apóstolos” e o décimo terceiro que seria “A gota de Deus (The Drops of God)”. Somente vencendo este desafio Shizuku teria direito a sua herança; a mansão, os demais bens e a coleção de vinhos lendários de seu pai.

Drops of God - Vol 01 - 05Drops of God - Vol 01 - 04

 

O primeiro volume começa em um restaurante onde a aprendiz de Sommelier Miyabi Shinohara passa por uma situação delicada, ao servir a um cliente uma garrafa de Richebourg 1990, e o mesmo estar intragável. Para a sorte da aprendiz Shizuku entra em cena para ajuda-la, recolhe o vinho e o decanta de uma forma impressionante, um show-off que é muito legal(decantar é o ato de se transferir o vinho para um recipiente de nome decanter, cujo alguns dos vários objetivos é liberar de complexidade de vinhos de guarda e seu sabores)!

Drops of God - Vol 01 - 01

Decantação feita, Shizuku serve o vinho novamente para o cliente, que entra em êxtase ao sentir os novos aromas e a maciez que se apresentaram no vinho. Problema resolvido, cliente satisfeito, Miyabi agradece a Shizuku pela ajuda, e este vai embora junto com os demais clientes. Miyabi decide experimentar o vinho agora decantado. No momento em que ela prova o vinho ela sente a fragrância de um campo com centenas de flores e se transporta mentalmente para este campo, tal a intensidade e poder de imersão deste vinho.

Drops of God - Vol 01 - 02

Curiosidades

  • Algo que nos é contado logo neste primeiro volume é o fato de Shizuku, possuir habilidade de análise equivalente a um super especialista e NUNCA ter colocado uma gota de vinho na boca (pelo menos até a morte do pai e o desafio do Kami no Shizuku surgir).
  • Uma semana antes de morrer, o pai de Shizuku adota como seu herdeiro Issei Tomine; um especialista conhecido como “O princípe dos vinhos”, para disputar a herança com Shizuku (e dar prosseguimento a um plano maior).

Drops-of-God-promo

Influência

  • Em 2009 os irmãos Kibayashi foram votados como um das 50 pessoas mais influentes na indústria do vinho naquele ano pela Decanter Magazine.
  • The Drops of God foi considerado pela Decanter como a publicação mais influente dos últimos 20 anos.
  • Após a menção do Château Mont-Pérat 2001 ser parecido com Freddie Mercury e a banda Queen, uma importadora taiuanesa deste vinho vendeu 50 caixas em 2 dias.

Drops of God - Vol 01 - 16

Drops of God - Vol 01 - 17

 

Drops of God - Vol 01 - 18

Drops of God - Vol 01 - 15

 

Onde ler e comprar

E aí? Ficou curioso pra saber como a história continua, como Shizuku vai cumprir o desafio dado por seu pai e saber quais vinhos ainda vão aparecer no mangá?

Você pode comprar a versão digital do volume 01 de The Drops of God na Amazon clicando na imagem abaixo!

Você também pode começar a ler no Mangafox!

Vlw, flw! =D

*Todas as imagens foram extraídas do Mangafox